quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Êparrei Iansã!!!

Foto no Ilê...
Oh minha mãe iansã!
êparrei iansã!!!
_
_
Para quem não sabe... Sou do Candomblé... e para quem não conhece a religião... Por favor:
- Pesquise e tente conhecer antes de 'resmungar' algo a respeito!
- Quer conhecer? Fale comigo...
Talvez possamos conversar horas sobre ela...
Nossos principios e objetivos são os melhores e sem nenhuma intenção ruim .
_
_


Minha mãe 'Oyá' desceu no terreiro nessa segunda-feira para poder nos saudar...Para que possamos começar um 2009 com muita energização...
Teve o xirê ... Cantamos e dançamos até o pés se cansarem hehehe...
Além de mamãe Iansã... O Ilê recebeu a presença de todos os orixás... Inclusive tivemos a presença do dono do terreiro: Exu , que trouxe muita paz e conforto a todos nós!
Saudações !!!
_

Meu orixá de cabeça é: Iansã ( Oyá)
Deusa das tempestades, dos ventos e raios...
Das mulheres de 'personalidades fortes'...
Hummmmmmmm... aquelas bem explosivas sabe?
Gostam e deixam de gostar fácil.

"Destemida, justiceira e guerreira, essa orixá NÃO teme nada.
Responsável pelas transformações, (mutações e mudanças) ligadas às coisas materiais, fluidez de raciocínio e verbal .
É orixá de um rio, conhecido como níger, (em Iorubá =oyá). Este rio é imponente e atravessa toda a África. Rasgado, espalha-se pelas principais cidades através dos seus afluentes e por esse motivo tornou-se conhecido com o nome Oyá, já que ya, em iorubá, significa rasgar, espalhar. Este rio é a morada da mulher mais poderosa da África negra...
Iansã é também agitada como o próprio vento. Extrovertida e sensual como poucas. Senhora absoluta dos eguns, além de esposa predileta de Xangô, divide com ele o domínio sobre as tempestades.
Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, sendo a batalha do dia-a-dia, a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva e o seu ódio. Dessa forma, passou a ser identificada muito mais com todas as atividades relacionadas ao homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento. O fato de estar relacionada a funções tipicamente masculinas não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual, fogosa e ardente; ela é extremamente feminina e o seu número de paixões mostra a forte atração que sente pelo sexo oposto. Iansã teve muitos homens e verdadeiramente amou todos. Graças aos seus amores, conquistou grandes poderes e tornou-se Orixá. Assim, Iansã tornou-se mulher de quase todos os Orixás. Ela é arrebatadora, sensual e provocante, mas quando ama um homem só se interessa por ele, portanto é extremamente fiel e possessiva. Todavia, a fidelidade de Iansã não está necessariamente relacionada a um homem, mas às suas convicções e aos seus sentimentos.
. O temperamento de Iansã como Orixá costuma ser instável, exagerado e até dramático em questões que, não mereceriam tanta atenção e, principalmente tão grande dispêndio de energia.
. Ao mesmo tempo em que têm caráter cheio de variações, de atitudes súbitas e imprevisíveis, costuma fascinar os que a cercam. Extrovertida e chocantemente direta. Ciumenta, possessiva, mostra-se muitas vezes incapaz de perdoar qualquer traição. Todas essas características fazem de Iansã a Orixá com mais dificuldade em manter relacionamentos duradouros e é a Orixá que sempre está disposta a destruir tudo com o seu vento forte e arrasador. "







2 comentários:

  1. E as filhas de Oxum? São fiéis?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se eu sendo de iansã consigo mudar de alguma forma meu jeito explosivo pois isso me prejudica muito, sou muito anciosa e essa semana qundo descobri que sou de iansã e li sobre ela vi que sou identica

    ResponderExcluir