quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Candomblé

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MAGOS E ANJOS

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Foto de: Angélica Vieira
Ilê



Nas cerimônias de candomblé em que os orixás se apresentam, incorporando-se a seus filhos-de-santo, a primeira divindade feminina que surge é Iansã. Ela vem na frente dos orixás femininos, brandindo sua espada, guerreira, agressiva e, ao mesmo tempo, feliz.Sua imagem é sempre associada à felicidade extrovertida, da mulher que sabe guerrear e defende o que tem e o que quer com unhas e dentes, mas que também é igualmente expansiva no amor e em qualquer outro momento de alegria.

MAGOS E ANJOS

Em outras lendas, Iansã aparece como tendo origem animal. Ela teria saído de dentro da pele de um búfalo, o que só teria sido presenciado por Ogum, sua primeira ligação amorosa registrada nos mitos. Esse caráter animal serve para explicar a imagem próxima ao selvagem que é sempre associada a ela. Sua dança no terreiro é uma mistura de seu papel de guerreira, brandindo a espada para afastar os eguns e marcar seu poder e autoridade, mas também uma extravasão, uma festa dela para ela mesma e para tudo em torno de si. É tanto uma auto afirmação como também uma celebração explosivamente sensual. Seriam assim, portanto, todas as filhas (e filhos) de Iansã. arquetipicamente, estariam ligados a personagens que transformam a vida numa grande aventura e numa grande festa constantes. Daqueles que, repentinamente, mudam todo o rumo de sua própria vida por um amor ou por um ideal, Que podem, a qualquer momento, ter crises de cólera ou de irreprimível felicidade. A Gabriela de Jorge Amado, portanto, teria características do tipo Iansã: quando lhe dá na cabeça, tira os sapatos, joga-os para o ar e sai brincando com as crianças da rua, feliz porque o sol bate na sua pele e porque está rodando, rodando ... Os filhos de Iansã, são, portanto, costumeiramente atirados, extrovertidos e francos. Leais, abrem-se completamente, e lhes é impossível esconder a alegria ou a tristeza. Dentro da sua franqueza, não conseguem ou não querem esconder as emoções quando estão atraídos por alguém, o que pode complicar um pouco sua situação numa sociedade monogâmica, já que se encantam com pessoas diferentes da mesma maneira com que se encantam com as outras situações da vida: intensamente e variadamente. Pierre Verger diz que ao arquétipo de Iansã corresponde a imagem das "mulheres (... ) cujo temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas extraconjugais múltiplas e freqüentes, sem reserva nem decência, o que não as impede de continuarem muito ciumentas de seus maridos, por elas mesmas enganados". Toda essa força pode levar a algum autoritarismo, o que faz esses indivíduos tenderem a ser reconhecidos como extremamente mal-humorados ou, pelo menos, tremendamente geniosos, mudando a cada momento de estado de espírito e de predisposição. Esse aspecto "difícil" de temperamento seria conseqüência de proibições ou impedimentos de qualquer espécie à realização de seus objetivos e anseios."




Êparrei Iansã!!!


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